Suemi na Coreia: 10 coisas sobre a Coreia

Random1.jpg

Faz mais de um mês que estou morando na Coréia do Sul, e o tempo passou muito rápido por aqui. Durante esse período vivendo do outro lado do mundo, fui aprendendo e registrando algumas coisinhas do dia-a-dia, mudando alguns conceitos que eu tinha antes. Listei dez deles pra você dar uma olhadinha, e saber um pouquinho sobre a experiência que estou tendo, em um país muito diferente do Brasil.

  1. Aqui na Coreia do Sul, no verão, tem muito pernilongo. MUITO!!!! Achei que, estando longe do calor do Brasil, eu ia ter umas férias dos pernilongos, mas estava muito enganada. Levei muitas picadas aqui, tanto em Seoul quando em Incheon. E o pior: repelentes aqui são muito caros… Ainda bem que o tempo está esfriando e logo a situação melhora :)
  2. Antes de viajar, eu achava que quase todo mundo (ou pelo menos os mais jovens) na Coreia falava inglês muito bem. Por isso eu não estava muito preocupada com o fato de eu não saber falar coreano. Mas novamente eu estava errada: mesmo na universidade, é difícil achar coreanos que falem inglês, mesmo que seja apenas para dar informações básicas como as direções para chegar em algum lugar ou o preço de um produto. As pessoas aqui, embora na maioria das vezes entendam inglês, evitam falar, pois são muito tímidas. Um dos meus amigos coreanos fica sempre muito nervoso ao conversar em inglês comigo e outros estrangeiros, e chega a transpirar bastante por causa disso (sim! Eles são muito tímidos!)
  3. Quase todos os lugares têm água de graça para beber. Nos restaurantes, por exemplo, sempre tem uma jarra de água na mesa, e em muitos lugares existem filtro de água. Aliás, os filtros aqui tem uma saída de água gelada, e uma de água bem quente, para fazer chá, cup noodles, etc.
  4. Roupas aqui são MUITO baratas, principalmente roupas femininas. Existem muitos shoppings subterrâneos nas estações de metrô (não são como os shoppings brasileiros, pois as lojas são bem menores, mais apertadas), e dá pra achar muitas peças legais por 10 dólares ou menos. A parte ruim é que nessas lojas não pode provar as roupas, que normalmente estão disponíveis em tamanho único.
  5. Por falar em roupa, as pessoas aqui andam suuuuper bem vestidas. Sabe aquele scarpin e o vestido que você guarda pra sair ou pra usar numa festa? Vejo várias meninas usando pra ir pra aula, e ninguém acha estranho, nem exagerado. Os garotos também se arrumam bastante, e usam roupas bem alternativas daquelas que estamos acostumados a ver no Brasil. Eu acho bem legal ver o estilo das pessoas aqui, mas em geral não tenho muita paciência pra me arrumar muito bem logo de manhã. Por enquanto, estou feliz com meu moletom quentinho! <3
  6. Nas ruas, é muito comum ver dois tipos de estabelecimento: coffee shop e loja de cosméticos. Muitos estudantes coreanos vão estudar ou encontrar os amigos nas coffee shops. No Brasil não temos muito essa cultura, eu acho. O que mais se aproxima de uma coffee shop é o Starbucks, provavelmente, mas em geral as coffee shops são mais baratas (e com comidinhas mais gostosas que o Starbucks!). Por enquanto, o meu lugarzinho favorito é o Ediya Coffee, que tem um cafe mocha cheio de chantilly e chocolate :9 As lojas de cosméticos estão sempre cheias e têm muitos produtos fofos! Mas não são muito baratas, infelizmente…
  7. Na Coreia do Sul, os amigos não costumam dividir a conta de um restaurante quando saem juntos. Uma só pessoa paga pela refeição, e da próxima vez que saírem juntos, o outro paga, e assim por diante. Diferente, né?
  8. Pode parecer um exagero, mas até agora eu não comi nada salgado aqui. Todas as comidas são apimentadas e/ou adocicadas. Em uma das minhas tentativas de matar a saudade da comidinha brasileira salgada, comprei um pão de alho na Paris Baguette, e, para minha surpresa, ele é doce! O mesmo vale para carnes, molhos, snacks. Realmente sinto falta da comida brasileira, principalmente da comidinha da minha mãe <3
  9. Notebooks da Samsung são muito caros aqui!!! Meus planos de comprar um dessa marca foram destruídos… O modelo que eu gostei custa mais do que um MacBook Air por aqui :( Parece que, ao comprarmos um notebook da Samsung, que é uma empresa sul-coreana, acabamos pagando também pelo serviço pós-venda que eles oferecem. Como eu não vou morar aqui para sempre, não acho que seja algo que valha a pena no meu caso.
  10. No começo eu achava a aparência das pessoas um pouco fria… Por exemplo, ao entrar no elevador, eu cumprimentava as pessoas dizendo “Bom dia!”, mas ninguém me respondia, e isso me deixava meio brava. Mas conhecendo melhor as pessoas, posso dizer que os coreanos são muito gentis (mesmo que você não consiga se comunicar direito com eles, haha), se você pedir ajuda para eles.

Bom, por enquanto é isso mesmo. Quero descobrir e ver mais coisas aqui na Coreia, e quero poder levar e guardar muitas experiências boas na minha memória, na cabeça, no coração e no estômago (nham, nham)!

7 comentários sobre “Suemi na Coreia: 10 coisas sobre a Coreia

  1. Su, eu ficaria louca com tanta roupa barata husauhsuha Achei bem legal sobre ter agua em de graça, seria bem útil aqui (e em qualquer parte do mundo). Também fiquei surpresa que poucos falam inglês, e não gostei muito da ideia de pagar toda a conta? u_ú Imagina só pagar a janta de uma turma? Coitado do meu bolso, prefiro dividi rs E eu não aguentaria comer tudo doce, por mais que eu goste e_é
    Cheirooo

    1. Hahahaha, eu já tô super pobre aquii, com tanta roupa linda em todos os lugares!!!!
      É um estilo diferente do que tem no Brasil, hehehe.
      Particularmente ue gosto mais das roupas aqui! ^^
      Ah, essa história de pagar toda a conta também não curti muito não. Mas quando é muta gente saindo junto, daí o pessoal divide. Mas se for umas 4 pessoas em geral um paga a conta daquela vez.

      Eu sinto taaaanta falta de comida salgada de verdadeee!!!!! Nhooom….

      beijos ^^

Deixe um comentário

